5 dicas de decoração para o verão

O verão é uma das épocas mais esperadas pelos brasileiros. Não só pelo calor, mas pela energia que essa estação emana. E já que as temperaturas aumentam, é preciso fazer algumas adaptações na casa para que ela fique mais fresca e arejada. Para te ajudar com isso, elaboramos 5 dicas de decoração para o seu lar entrar no clima tropical. Confira!

1. Cores vibrantes e refrescantes

A paleta de tons do verão é sempre alegre. Portanto, inclua nuances de alto contraste com cores vivas, como o amarelo, o verde ou o azul. Aposte em uma tonalidade forte para o sofá ou leve o destaque para uma única parede. Assim, você cria pontos de cor no ambiente e a composição não fica sobrecarregada. Se colorações vibrantes não são as suas favoritas, opte por uma cartela clara para trazer a sensação de refresco, com tons de branco, bege, azul claro e nuances de verde, como o menta.

2. Materiais leves

Para garantir o clima descontraído da estação, inclua itens em que a estética siga por esse caminho. Móveis em madeira clara ou com design rústico são bem-vindos, assim como aqueles que incluem fibras naturais. Outra dica é apostar em tecidos mais leves, como o linho, por exemplo, já que ele permite uma respiração melhor, proporcionando um toque mais agradável para dias quentes.

3. Iluminação e ventilação

Deixe que o sol e a brisa do verão invadam os cômodos para que você sinta a energia da estação. As janelas, certamente, são os elementos principais para fazer com que isso aconteça. Portanto, se a sua casa possuir cortinas ou caso queira investir nesse ponto, escolha modelos com tecidos leves e em tons claros. Outra opção é adquirir persianas com telas solares, que possuem tecnologia para controlar a radiação solar e, ao mesmo tempo, permitem a visão da área externa, até quando estão fechadas.

4. Plantas e flores

A época mais quente do ano exige vegetação, mesmo dentro de casa. Afinal de contas, incluir o verde garante frescor e vida aos cômodos. Que tal investir em um jardim interno? Se preferir algo mais simples, insira alguns vasos nos cantos dos espaços ou acrescente uma espécie grande para ser o destaque do ambiente.

5. Área externa da casa

Aproveite os locais externos do seu lar, seja um quintal, quiosque, piscina ou a sacada do apartamento. Dê atenção especial à decoração dessas áreas, complementando-as com poltronas, bancos, puffs, mesas laterais e até mesmo um sofá em espaços maiores. Leve conforto a esses ambientes e curta o verão da melhor maneira. Agora que você já sabe como decorar a casa para desfrutar os dias quentes, acesse o site da Empório Vila Rica e veja as inúmeras opções de móveis que vão fazer a diferença na decoração.

Cozinha americana: o que é e quais as suas vantagens

Versátil e moderna, a cozinha americana pode ser projetada em diferentes tipos de moradia, desde casas amplas até pequenos apartamentos. O modelo se originou nos Estados Unidos e, logo, ganhou destaque em diversos projetos ao redor do mundo devido a suas inúmeras vantagens. Descubra mais sobre essa ideia e confira os benefícios que ela é capaz de trazer a sua rotina.

Cozinha americana X cozinha tradicional

A diferença entre a cozinha americana e a tradicional é a integração com outro ambiente. Normalmente, o modelo norte-americano é agregado à sala de estar ou jantar, ou ainda, a qualquer área próxima. Sendo assim, não há parede para separar os cômodos. São utilizados balcões, mesas ou meia parede. Há três principais estilos de cozinha americana. Confira quais são:

Totalmente integrada: não há nenhum elemento vertical entre a cozinha e espaços que se conectam a ela, portanto o efeito de integração é potencializado. Nessas composições, o ganho de área útil é maior, já que uma ou mais paredes são eliminadas. Assim, não há barreiras físicas e a passagem é facilitada. Em alguns projetos, é adicionado recursos decorativos, como floreiras baixas ou revestimentos contrastantes no chão, para criar uma leve divisão.

Parcialmente integrada com alvenaria: aqui, o principal componente é um balcão em alvenaria, que tem como função criar um limite entre a cozinha e os outros cômodos. Geralmente, é incluído um tampo de granito, mármore ou madeira sobre essa peça, para que ela se torne uma espécie de mesa, sendo útil na hora de preparar receitas, apoiar eletrodomésticos e realizar as refeições – nesse caso, são inseridas banquetas para complementar o ambiente.

Parcialmente integrada com mobiliário: outra ideia para manter os limites definidos é investir em móveis. Assim, no lugar do balcão de alvenaria, são usados componentes, como mesas, ilhas ou bancadas.

Vantagens da cozinha americana

São diversos os benefícios que a cozinha americana oferece. Confira quais são.

Visual sofisticado: esse tipo de cozinha está sempre em alta, mesmo já existindo há algum tempo. Sua aparência harmoniza facilmente com diferentes estilos de décor. Por possuir um design atemporal, é o modelo perfeito para quem gosta de acompanhar as tendências.

Maior praticidade: a ausência de parede entre a cozinha e os ambientes próximos facilita a transição, tornando o espaço mais amplo. Além disso, é possível circundar toda a ilha, o que torna os afazeres mais práticos.

Efeito de amplitude: por permanecer integradas a outros cômodos, a cozinha permite a continuidade visual, o que contribui para criar uma sensação de amplitude. O efeito é potencializado se os ambientes possuírem cores claras, já que tons sóbrios refletem a luz natural ou artificial.

Maior interação: a cozinha americana também permite maior interação entre os moradores, possibilitando boas experiências na hora de preparar refeições ou receber amigos para as comemorações. Com todas essas questões positivas, fica difícil não desejar um projeto de uma cozinha americana, certo? Seja qual for a sua ideia, busque por profissionais experientes e móveis de qualidade para criar uma composição completa. Na Empório Vila Rica, você encontra diversas opções de mesas, cadeiras e banquetas para a sua cozinha, além de outros itens decorativos.

5 móveis para incluir em uma decoração clássica e atemporal

O estilo clássico é uma tendência, já que ele confere, ao mesmo tempo, sofisticação e modernidade. Isso garante que os ambientes se tornem atemporais e super estilosos. Com uma estética marcante e um toque de delicadeza, esse tipo de décor leva personalidade aos cômodos.

Confira como incorporar o visual na sua casa utilizando 5 poltronas e puffs da Empório Vila Rica que se encaixam perfeitamente em decorações clássicas.

Escolha a neutralidade

Esqueça modismos e aposte em tons neutros e pasteis como foco principal. Use as cores quentes para acolher e manter o aconchego nos espaços. Uma das peças que imprimem essas características é a poltrona Diamante. Inspirado na geometria precisa de uma gema lapidada, o modelo é uma criação exclusiva da linha Vivant. A exatidão dos vincos na superfície da concha, as proporções equilibradas e o estofamento perfeitamente produzido com leveza criam um design icônico, capaz de fazer a diferença nos ambientes.

Pontos de cor também pode ser usados na medida certa

Se você quiser incluir um pouco de cor na composição, aposte na poltrona Dhuna. Sua cor verde, dos pés ao encosto, resgata referências do Barroco. Já a estrutura com braços levemente curvados fornece um toque moderno à peça. Outra opção é o puff Dommus, também em tom esverdeado com pés em madeira. Além de ser um item decorativo, é bastante versátil.

Traços românticos e detalhes dourados também são bem-vindos

Peças delicadas e românticas também são particularidades desse estilo. Portanto, se você curte inserir vestígios de romance, invista no puff Wind, que possui assento rosado felpudo e pés dourados, perfeito para um quarto com decoração clássica. Há também o modelo Grissini 10, que usa a malha como tecido, garantindo delicadeza e elegância ao ambiente.

Quer saber mais detalhes desse tipo de décor? Veja o post que preparamos sobre o assunto, clicando aqui. E para conferir mais opções de mobília para a sua casa, acesse nosso site!

Por que incluir um puff na decoração do quarto

O puff é uma peça que tem como característica principal a funcionalidade. Sendo assim, é um item super versátil que se encaixa em diferentes ambientes e pode ser a chave para dar aquele toque de aconchego. No post de hoje, confira 5 motivos para incluir um puff na decoração do seu quarto, um dos cômodos em que o móvel é bem-vindo.

1. Zona de apoio

Insira o item no quarto ou no closet para servir como apoio na hora de calçar os sapatos ou até mesmo armazenar a bagunça. Em espaços maiores, invista em dois para trazer ainda mais praticidade.

2. Ponto de cor

Outro motivo para ter um puff no quarto é usá-lo como ponto de cor. Isso é perfeito para composições neutras e sóbrias em que se quer inserir um item mais colorido, criando um ambiente moderno.

3. Sofisticação ao décor

Apostar em um puff no quarto é ter a certeza que você vai ter uma peça chave na decoração. Isso porque ele permite diversas variações – de posicionamento e de revestimento. Caso você canse do visual, basta mudá-lo de lugar ou até mesmo levá-lo a outro cômodo da casa, como salas ou lounges. É possível ainda utilizar um mini tapete ou manta por cima dele, para deixá-lo com outra cara. Independente disso, o item é perfeito para levar modernidade e estilo à composição.

4. Usar como mesa de cabeceira

A versatilidade do puff não para por aí! É possível utilizá-lo ainda como mesa de cabeceira. Mantenha-o posicionado próximo à cama para armazenar livros, celular e eletrônicos. O interessante é que você pode usá-lo apenas eventualmente para isso. Após, posicione a peça em outro local e dê outra função a ela.

5. Área para relaxar

Em quartos maiores, inclua um ou mais puffs apenas para relaxamento. Nesse caso, opte por modelos confortáveis. Se preferir, invista em uma poltrona para acompanhá-lo, ideal para se aconchegar e ler um bom livro.Agora que você já tem motivos suficientes para investir em um puff, acesse nosso site e confira as opções disponíveis, clicando aqui.

Madeira clara ou escura: como usar na decoração?

Na hora de criar a composição da casa, uma das dúvidas mais comuns está relacionada aos tons da madeira, material presente em qualquer projeto, seja nos móveis ou nos revestimentos. É preciso saber combinar o tom escolhido com a cartela de cores do ambiente.

Além disso, é importante lembrar que a cor da madeira influencia a sensação de amplitude. As mais claras costumam deixar os espaços mais amplos. Outro ponto a ser destacado é que essa escolha também reflete a personalidade dos moradores da casa e ajuda a definir o estilo da decoração como um todo.

Para te ajudar com isso, separamos 4 dicas que vão te inspirar. Confira!

Madeira escura e décor claro

Essa é uma opção que funciona muito bem. A ideia é estabelecer um contraste para garantir elegância. Por exemplo, em um cômodo predominantemente branco, você pode incluir a mesa de centro Finn, produzida em madeira maciça de jequitibá com tom mais escuro. Se preferir não fugir tanto da paleta sóbria, opte pelo modelo Firenza, que tem sua base em puff estofado e dois tampos em madeira laminada.

Madeira clara para valorizar os tons do ambiente

É possível criar lindas composições quando você utiliza uma cor para valorizar outra. Em um décor com tons terrosos na parede, invista em cadeiras de madeira clara, como é o caso do modelo Gávea, que possui sua base em nogueira.

Madeira escura para criar a sensação de continuação

Móveis em madeira escura podem ser uma ótima maneira para dar continuidade a painéis instalados no ambiente, como no teto ou na parede. Isso confere sofisticação e modernidade ao espaço.

Madeira clara para usar tons mais escuros nos revestimentos

Caso você queira colocar um ponto de cor sem pesar demais na decoração, a solução é apostar em um móvel principal produzido em madeira clara. Em uma sala de jantar, utilize a mesa como peça predominante e escolha cadeiras com um tecido diferenciado, em vermelho ou azul. Isso vai fazer com que a mesa ganhe realce e ainda assim, haverá pontos mais vivos, sem sobrecarregar a composição. E aí, curtiu as dicas? Agora que você já está inspirado, acesse nosso site e confira os diversos modelos de móveis em madeira.

5 dicas para decorar a sacada do apartamento

A sacada é um espaço especial dentro de casa, principalmente para quem mora em grandes cidades. O local é utilizado como um refúgio, para descansar, curtir a vista, ler um livro, tomar café da manhã nos finais de semana e até mesmo para praticar yoga ou meditação. Mesmo em residências pequenas, as varandas são fundamentais, para entregar um respiro aos moradores. No post de hoje, separamos 5 dicas para decorar sacadas de apartamentos. Confira!

Aposte em uma composição mais leve

Nesse cômodo, o ideal é criar um visual mais limpo, já que todas as atividades realizadas no espaço sugerem leveza. Portanto, opte por tonalidades sóbrias, madeira e tecidos suaves. Entretanto, se você prefere inserir um ponto de destaque, pinte uma parede ou duas com uma cor vibrante e equilibre com poltronas em tons amenos, como o bege ou o cinza.

Aproveite cada centímetro

Mesmo em áreas reduzidas, é possível fazer projetos incríveis. Uma ideia é transformar o ambiente em um local de refeições. De um lado, coloque um aparador para servir como apoio das bebidas. E no centro, uma mesa com bancos estilo rústico, para dar aquele aspecto natural.

Invista em um jardim vertical

Que tal trazer a natureza para o seu dia a dia? Os jardins verticais são uma excelente opção para levar mais vida à sua casa. Saia da tradicional decoração com quadros e abuse das plantas. Um toque de frescor em meio à cidade é sempre bem-vindo.

Integrada à sala

Em muitos apartamentos, varanda e sala são unidas em um único ambiente. Nesse caso, siga para uma composição mais descontraída, valorizando o ar de área externa. Para isso, escolha revestimentos despojados e inclua vasos de plantas e flores, criando um clima mais leve. Escolha um sofá que seja confortável com um design rústico e contemporâneo, ao mesmo tempo. Para finalizar, complemente o décor com uma mesa lateral ou puffs e deixe-os mais próximos à sacada.

Acerte na simplicidade

Outra proposta é seguir o caminho simples, e, geralmente, certeiro. Adquira duas poltronas ou cadeiras e uma mesinha e pronto. Ou ainda, duas banquetas e uma mesa lateral. Sim! É possível deixar sua varanda elegante e moderna com poucos itens. O importante é se sentir bem no ambiente e encontrar ali, um cantinho aconchegante para relaxar.

Agora que você já tem dicas e inspirações para decorar a sua sacada, acesse nosso site e confira os diversos modelos de cadeiras, mesas, poltronas, bancos e muito mais!

3 sofás retráteis para transformar a sua sala de estar

Investir em conforto na sua casa é essencial para ter mais bem-estar e tranquilidade no dia a dia. Afinal de contas, poder usufruir de um ambiente aconchegante vale ouro, quando se vive em uma rotina agitada. No entanto, escolher o modelo de sofá nem sempre é fácil. Com tantas opções disponíveis no mercado, essa tarefa pode ser um pouco complicada. Por isso, separamos 3 sofás retráteis que vão transformar a sua sala de estar.

E por que um modelo retrátil?

Temos várias razões para isso e a principal delas é, com certeza, o alto nível de conforto. Um sofá fixo de qualidade já consegue fornecer muito aconchego. Mas um sofá retrátil da Empório Vila Rica vai superar suas expectativas. Se você quer mais argumentos, confira nosso post em que elencamos 3 motivos para ter um sofá retrátil e reclinável.

Confira os modelos de estofados retráteis

1. Sofá D’angelis Fasano

O modelo apresenta mais de 2 metros de largura, comportando de 4 a 6 pessoas. Por ser extenso, é indicado para ambientes maiores, podendo ser utilizado até mesmo em lounges. Sua estrutura é composta por materiais de alta qualidade. A percinta elástica italiana é trançada e tencionada com molas bonnel entrelaçadas. Possui espuma com densidade 28 e camadas de manta acrílica siliconada em seus assentos.

O que significa tudo isso? Extremo conforto e resistência superior. Os benefícios deste sofá não param por aí: ele oferece 8 estágios para inclinação, para você relaxar como nunca. O tecido é produzido em 100% poliéster, o que facilita a limpeza e a manutenção. Outro ponto a ser destacado é seu visual sofisticado. Além disso, seu tom de cor gelo conversa com diferentes estilos de decoração.

2. Sofá Suavitta

Diferente do modelo anterior, o Suavitta pode ser encaixado em ambientes um pouco menores – mas nem tanto, pois suas medidas também ultrapassam mais de 2 metros de largura. Com uma estrutura resistente, apresenta alta durabilidade, além de muito conforto. Seus assentos são retráteis e o encosto possui catracas de 5 estágios para inclinação. A cor, levemente acinzentada, combina com diversos tipos de décor, desde composições modernas e clássicas até aquelas com uma pegada mais urbana.

3. Sofá Loretto

O modelo Loretto também é reclinável, mas diferente dos estofados anteriores, não possui tantos níveis de inclinação. Apesar disso, merece ser destacado pois seu grau de conforto é igualmente extremo e sua estrutura é produzida pelos materiais, o que proporciona longa durabilidade. Seu tom esverdeado é perfeito para compor ambientes contemporâneos. Além do aconchego e da beleza, este sofá tem a versatilidade como uma de suas características, podendo ser usado tanto em salas de estar, como lounges ou varandas fechadas.Quer dar uma olhadinha em outros sofás retráteis, fixos ou em couro? Acesse nosso site e confira!

Saiba como compor o ambiente com mesas de centro de diferentes alturas

Uma das maneiras de criar um ambiente mais dinâmico e moderno é apostar em mesas de centro com diferentes alturas. As possibilidades criadas a partir dessa ideia são diversas, afinal é possível utilizar modelos iguais, no mesmo formato ou distintos. Separamos algumas ideias para inspirar você. Confira!

Mesmo modelo, alturas diferentes

Os ambientes maiores são convidativos a experimentar a combinação de mesas de centro iguais, mas com alturas diferentes. É o caso do conjunto Gaya, perfeito para composições industriais ou com uma pegada mais urbana. O conjunto Gaya Recouro segue a mesma linha. Entretanto, os tampos apresentam materiais distintos para dar um toque contemporâneo ao décor.

Mesmo modelo, formatos e alturas diferentes

Outra ideia super em alta é utilizar mesas do mesmo modelo, mas com formatos diferentes, além da altura. O conceito é ideal para criar uma composição contemporânea. As mesas Malha são perfeitas para isso: com um formato diferenciado, elas chamam a atenção e fazem a diferença no ambiente, além de servirem de apoio para objetos, vasos e outros itens. Por seu design moderno, a dupla se destaca quase como arte em meio à sala de estar.

Você ainda pode trabalhar com três mesas de centro, se possuir espaço para isso. O trio Gri reúne três peças em formatos diferentes e alturas levemente distintas. A mesa menor ainda recebe um tampo em preto para se diferenciar das demais. Os modelos podem ser dispostos em um canto ou em meio ao ambiente.

Modelos diferentes e alturas diferentes

Existe a possibilidade de usar modelos diferentes em um mesmo ambiente, lado a lado. Neste caso, tenha o cuidado de escolher peças que, apesar de distintas, tenham algo em comum, como por exemplo: a cor, o material ou o estilo. Isso ajuda a manter a coesão em seu décor.

Agora que você já sabe que é possível brincar com os diferentes tipos e alturas de mesas de centro, acesse o site da Empório Vila Rica e confira os modelos disponíveis!

Aparadores: versatilidade para a sua casa

Apesar de ser coadjuvante na composição de um ambiente, o aparador apresenta uma postura significativa na decoração. Isso se deve muito à versatilidade que esse móvel oferece. Saiba como incluir aparadores no décor e veja como essa peça possui diversas funcionalidades.

Você escolhe a função do seu aparador

A principal vantagem do aparador é a sua versatilidade. Ele pode ser utilizado em diversos ambientes e ocupar diferentes funções. É possível colocá-lo na sala de jantar para complementar o espaço e servir de apoio para taças ou itens decorativos, por exemplo. O aparador ainda pode assumir o papel de bar da casa, no seu lounge, ou ser uma peça decorativa para apoiar porta-retratos no hall de entrada. Além disso, ele ainda serve para delimitar espaços ou como um armário em ambientes menores.

Como escolher o aparador?

Antes de investir em um aparador, apenas avalie a área disponível onde ele vai ficar localizado. Além disso, busque por um modelo que converse com o estilo do ambiente.

Ideias para se inspirar

Já que a versatilidade do aparador é a sua principal característica, as possibilidades de uso são inúmeras. Que tal inserir o modelo Gamboa na varanda ou naquele lounge com ar mais rústico? Esse aparador é produzido em madeira maciça de jequitibá e possui duas prateleiras, sendo a superior feita de vidro. É perfeito para servir de apoio a plantas e outros itens.

Já o aparador Othello é ideal para complementar composições sofisticadas. Com um visual diferenciado, essa peça chama atenção e pode fazer a diferença na decoração de salas de estar e outros locais.

Até mesmo o seu escritório ou home office podem receber um aparador. Para isso, o modelo Urca é ideal. Simples e discreto, conversa com ambientes que exigem seriedade e concentração. Acesse o site da Empório Vila Rica e confira os modelos disponíveis de aparador. São diversas opções para combinar com a sua casa.

Mesa lateral: item perfeito para complementar a decoração

A mesa lateral vem conquistando os arquitetos e designers de interiores. Por sua tamanha versatilidade, a peça é perfeita para complementar o décor. São muitos modelos e estilos disponíveis e, por isso, é muito fácil achar a mesa que você precisa. No post de hoje, veja algumas dicas para usar a mesa lateral na decoração.

Peça-chave para ambientes pequenos

Quando a área disponível é reduzida, invista em uma mesa lateral. Ela pode servir como substituta para a mesa de centro. Assim, sobra mais espaço no ambiente e você ainda tem onde apoiar o copo de água ou aquele item decorativo. Nesse caso, deixe a mesa ao lado do sofá e de preferência, opte pelos modelos redondos, para não atrapalhar a circulação. Caso for colocada em um cantinho, as versões quadradas também podem encaixar perfeitamente.

Mistura de formatos e cores

É interessante observar a decoração do ambiente para escolher modelos de mesa que possam oferecer o toque visual que você busca. Por exemplo, em um ambiente onde são utilizadas linhas retas e móveis retangulares, insira uma, duas ou até três mesas redondas na composição. Isso leva equilíbrio ao décor, transmitindo modernidade. Outro aspecto a ser analisado é a paleta de cores no cômodo. Se o ambiente já possuir tons vibrantes ou estampados, opte por mesas com cores neutras.

Além disso, lembre-se que você pode brincar com os tamanhos das mesas – use duas ou três com alturas diferentes para fazer um conjunto. A dica está super em alta.

Utilize como mesa de aproximação

Usar as mesas laterais como mesas de aproximação é bastante comum, principalmente em salas de estar ou livings, deixando-as encaixadas ao sofá para ter tudo à mão: comidinhas, drinks e controle remoto. Mas a mesa lateral também é bem-vinda em outros ambientes. Até mesmo as salas de banho e as varandas podem receber uma mesinha. Nesses espaços, escolha modelos minimalistas e discretos para complementar a decoração. Assim, a mesa vai servir como um apoio para velas, luminárias e plantinhas. Acesse o site da Empório Vila Rica e confira os inúmeros modelos de mesa lateral disponíveis. São diversas opções de estilos para combinar com os diferentes tipos de decoração.