A decoração clássica é uma das preferidas de muita gente. E não é para menos, o estilo se destaca pela elegância e por oferecer conforto com o uso de elementos sofisticados. No artigo de hoje, confira algumas ideias para se inspirar e saiba quais peças podem fazer a diferença no décor tradicional.

Móveis nobres e muito requinte

Quando se trata de decoração clássica, a harmonização dos ambientes é recheada de requinte. O estilo resgata a história romana e traz consigo a riqueza daquele período. Pode-se notar esses detalhes, principalmente, no mobiliário. Por isso, a escolha das peças vai fazer a diferença para esse tipo de décor.

Geralmente, os móveis são em madeira, apresentam tons mais escuros e podem possuir pontos dourados em seu visual. Os pés levemente curvados e os puxadores trabalhados são marca registrada do estilo clássico. Você pode perceber essas características na Cômoda 12508, uma peça perfeita para compor o quarto. Produzida de madeira tingida preta, é uma peça-chave para dar aquele toque sofisticado ao ambiente. No quarto, invista também em uma cama grande e uma cabeceira acolchoada com acabamento capitonê.

A sala de estar é outro cômodo que recebe elementos clássicos facilmente. Há diversos modelos de poltronas estofadas que seguem esse tipo de décor. A Poltrona Atis é uma ótima alternativa para quem gosta do visual tradicional com um toque contemporâneo. Rica em detalhes, ainda proporciona extremo conforto. Já a Poltrona Flora transparece puramente o design clássico, assim como a Poltrona Luiz XV, que resgata o ar francês para oferecer nobreza ao espaço. As poltronas citadas são bem-vindas também em quartos e cantinhos da leitura. Para complementar a sala, outra opção é a Chaise Denver. Com um visual elegante, a peça contém todos os traços clássicos e, com certeza, vai fazer a diferença no ambiente.

Outro aspecto da mobília clássica são os tons neutros, como o marrom, o metalizado, que inclui o dourado, prata e bronze, e o branco, que também pode ser substituído por bege, creme ou off-white. Essa predominância se estende por toda a composição. É possível ir além e apostar em outras cores. Entretanto, para se manter no décor clássico, não há como fugir desses tons. Caso queira utilizar um papel de parede, busque por algum visual que converse com o estilo.

Utilize luzes quentes

A iluminação conta muito na hora de projetar qualquer decoração, inclusive na clássica. Use luzes amareladas e aposte em lustres, pendentes e abajures com visual que harmonize com o ambiente e a composição. Arandelas e luminárias de chão são alternativas para decorar espaços externos e halls de entrada. Como a cozinha e o banheiro requerem mais iluminação, faça uso da luz branca e mescle levemente com a amarela. Afinal de contas, nesses locais, é necessário destacar a funcionalidade. Deixe as luzes aconchegantes para os outros ambientes.

Acessórios: o toque final

Decorações clássicas pedem por acessórios. Pratarias, vasos, almofadas, esculturas, quadros com molduras requintadas e espelhos são itens perfeitos para completar composições tradicionais. Porém, é preciso ter um certo cuidado para não exagerar na quantidade. Os acessórios podem ser usados de maneira pontual, apenas para dar um toque extra de requinte. Compor o ambiente com o estilo clássico é ter a certeza de ter espaços confortáveis e elegantes. Para a harmonização seguir a fio, o ideal é que as áreas sejam amplas com pé-direito alto. Nesse caso, você pode usar os objetos decorativos de maneira mais livre. Mas se a sua casa ou apartamento forem pequenos, não tenha receio de transformar os ambientes com a decoração clássica. Basta utilizar a mobília certa e apostar em espelhos para ampliar os espaços.

1 thought on “Decoração clássica: requinte e sofisticação em todos os detalhes

    Parabéns pelo site!

    ótimo conteúdo.

    Desejo-lhes sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *