A sala de jantar é um lugar especial da casa, afinal, é lá onde ocorrem reuniões familiares e acontecem muitas das ocasiões marcantes de nossas vidas, com jantares e brindes comemorativos. Além disso, pode ser um espaço para convívio e até mesmo home office. Independente da utilização, a decoração desse cômodo deve seguir duas premissas: aconchego e funcionalidade. O post de hoje traz dicas simples que vão te ajudar a montar uma sala de jantar do jeito que você deseja.

Hora de medir: fita métrica em mãos

A primeira dica é analisar a área disponível. A partir disso você vai poder decidir o tamanho e o formato da mesa de jantar. Lembre-se: são necessários 90 centímetros, no mínimo, ao redor da mesa. Essa medida é a ideal para que, mesmo depois de sentado na cadeira, ainda sobre espaço suficiente para alguém passar por ali sem dificuldades. Caso a sala de jantar seja grande, a distância para circulação pode ser de até 1,20 metro.

Avaliar o espaço também permite definir se vai ser possível a utilização de aparadores, cristaleiras ou bar. Mesmo em salas menores, o uso de um aparador é aconselhável, pois a peça é bastante funcional.

Mesa e cadeira de jantar: o conjunto principal

A mesa e as cadeiras são as peças básicas de uma sala de jantar. Elas definem o estilo do ambiente, que pode ser rústico, moderno ou clássico, por exemplo. As mesas apresentam três formatos. As retangulares são ideais para salas mais estreitas e podem acomodar maior número de pessoas. Já as quadradas e redondas exigem mais espaço e geralmente acomodam até 8 pessoas.

Na hora de escolher as cadeiras de jantar, procure por modelos que combinem com o visual da mesa. Não é necessário que sejam iguais, mas que acompanhem o mesmo estilo. Além disso, é importante harmonizar a cor e o tecido do assento com a composição do ambiente. Quando as mesas forem menores, opte por modelos de cadeira menos volumosos, sem braços e com um encosto baixo. Caso contrário, cadeiras que seguem o estilo poltrona, com braços e encosto alto, vão se encaixar perfeitamente.

Os complementos ideais

A sala de jantar precisa também de alguns complementos, que vão torná-la ainda mais funcional e sofisticada. Você pode utilizar um aparador ou uma cristaleira, para guardar louças, servir como base para travessas ou até mesmo para ser um item decorativo. O Empório Vila Rica oferece diversos modelos, com estilos diferenciados para dar um toque especial no ambiente.

Luz faz toda a diferença

A iluminação de uma sala de jantar cria o clima do ambiente. Geralmente, lustres são utilizados para uma iluminação direta, sobre o centro da mesa. Invista em modelos de madeira para composições rústicas. Se você é do grupo que prefere um estilo mais clássico, opte por lustres de cristal. Para ambientes contemporâneos, a dica é apostar em luminárias que fogem do comum. E para trazer mais aconchego, inclua spots com lâmpadas amarelas para luz indireta.

Acessórios: use, mas não abuse

O uso de acessórios na sala de jantar é o toque final para deixá-la completa. Quadros são excelentes para preencher paredes vazias, além de exibirem a personalidade dos moradores da casa. Os espelhos também são uma ótima escolha, pois fornecem a sensação de amplitude ao ambiente. Nesse caso, utilize um grande espelho para cobrir toda a parede. Mas lembre-se: decore o espaço de maneira equilibrada, para não entulhar a sala de jantar.

Seguindo essas dicas você consegue montar uma sala de jantar adequada ao espaço disponível e às características da sua casa, além de criar um ambiente belo, acolhedor e receptivo dentro do seu lar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *