Em dias de COVID-19, é muito bom podermos rever nossa casa, como a utilizamos e o que de verdade é importante e faz você se sentir bem nela… e para cada pessoa pode ser uma coisa.

Então, a primeira pergunta que eu faria é: Qual o seu lugar preferido em casa? E a segunda, já que agora você pode realmente usufruir do seu espaço é: Qual espaço está subutilizado?

A partir disso você vai poder avaliar qual será o espaço que pode ser repensado e o que faz com que você se sinta melhor.

Para toda e qualquer reforma, existem itens mais simples para alterar e itens mais complexos. Se a base do seu espaço é boa, quero dizer, você considera seu piso bonito, cores de paredes, forros e iluminação adequadas, você pode partir diretamente para os elementos mais leves, que são a ambientação e decoração.

Comece a pensar na alteração da disposição dos móveis no espaço, as vezes trocar um sofá de lugar, uma poltrona, uma mesa, é possível e vai resultar em uma grande diferença no espaço. E geralmente é a partir do layout, da distribuição dos móveis no espaço que se dão as grandes alterações.

Trocar tecidos de sofás, poltronas e cadeiras para renovar a cor, ou trocar a peça completa, vai dar um ar de renovação ao espaço. Mas o ideal é sempre pensar no todo… Aproveite para trocar o tapete, acrescentar uma mesa lateral com um abajour, para ter aquela luz aconchegante e baixa a noite, escolher almofadas para fazer a composição e usar também, porque elas devem ser bonitas e boas para usufruir. Um dos itens que também é muito bom, é o papel de parede, uma solução limpa e fácil de fazer e que renova o espaço, podendo ser um falso liso, com leve textura ou estampado, vai depender do seu estilo a escolha deste elemento.

Colocar quadros também veste as paredes e dá personalidade ao espaço. E eles podem ser colocados sobre os papéis de parede, ou sobre paredes coloridas pintadas. Quadros podem ser obras de artistas plásticos, gravuras, fotografia, esculturas… o que você mais se identificar. Eles podem ser uma peça única, trios, duos ou uma galeria com tudo e junto e misturado.

E plantas, flores, verde! Trazer o verde para dentro de casa é muito bom, pois faz nosso link com a natureza, alegra e traz vida, além de fotos em porta retratos para relembrar os bons momentos com a família e os amigos. É importante lembrar que nada é para sempre, então não precisa se preocupar tanto em ter tudo muito neutro, porque a neutralidade também cansa! É melhor escolher o que você gosta, e quando cansar, a troca é bem vinda, porque traz renovação junto com ela.

Andreia Rossato | Arquiteta

1 thought on “Dicas de Pequenas Reformas após a Quarentena

    Boa tarde! Parabéns pelas dicas!

    Gostaria de consultá-los pois tenho um sofá de 2,70 m que adquiri nessa respeitada empresa Vila Rica Artes e Criações, o tecido está intacto, mas tive problemas com as molas, uma pena ele é conforto e imponente.
    Pensei em chamar uma boa tapeçaria para verificar uma reforma, até pensando em sustentabilidade.
    Pergunto: a referida empresa teria como me ajudar se eu pagasse os fretes para conserto das molas do assento esquerdo é claro a trica total do tecido, uma vez que acredito que para efeito de conserto o tecido tenha que ser retirado.
    Grata pela atenção.
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *