Os jardins de inverno, também conhecidos como jardins internos, são indicados para quem busca mais contato com a natureza. Além de exibirem beleza, oferecem maior qualidade de vida e bem-estar. E não se preocupe com espaço, pois uma das características desse tipo de jardim é a versatilidade – no post de hoje, trouxemos dicas de como fazer seu jardim de inverno, mesmo em casas ou apartamentos pequenos.

O local apropriado

A escolha do lugar onde você vai montar o jardim interno é muito importante, pois existem alguns fatores que devem ser considerados: a luz e o calor que o ambiente recebe – já que isso influencia diretamente no cultivo das plantas. A dica é optar por locais com bastante claridade e com baixa incidência solar na área onde a vegetação vai estar. As opções de ambientes para criar um jardim de inverno são diversas: sacadas de apartamento, corredores, halls de entrada, lavabos, espaços de convivência, como livings ou lounges.

Escolha as plantas de acordo com o local

Na hora de escolher as plantas, opte pelas espécies que vão sobreviver na área escolhida para o jardim. Existem aquelas que vivem em pleno sol, ou seja, requerem incidência solar direta durante algumas horas do dia. Já as espécies de meia-sombra precisam receber a luz do sol no período da manhã e no fim da tarde. E para as plantas que vivem na sombra, é necessária luminosidade indireta.

Apesar de não exigir muitos cuidados, plantas para jardins de inverno também demandam atenção. Portanto, pesquise sobre as regras de adubação de cada espécie.

Como decorar o jardim de inverno

Os jardins de inverno pedem por decorações naturais, onde as pedras e a madeira se sobressaem. Além disso, o seu jardim interno pode ser um ambiente de relaxamento. Nesse caso, invista em uma decoração escandinava, por exemplo, com tons mais sóbrios, que serão contrastados com o verde da vegetação, trazendo a calmaria que você busca. A ideia é perfeita para varandas fechadas ou livings, onde um sofá ou poltronas são bem-vindos para oferecer conforto, além de uma mesa de centro para itens decorativos. A vegetação fica por conta de plantas pendentes ou vasos com folhagens. Mas os estilos naturais não são obrigatórios. É possível criar jardins de inverno com móveis super modernos. Na Empório Vila Rica, você encontra diversos modelos de estofados e outros itens decorativos. Acesse o site e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *