Os apaixonados por livros vão concordar que ter um cantinho da leitura é essencial para embarcar na história, seja qual for o tipo da narrativa. Para montar o seu canto da leitura, é necessário dar atenção aos seguintes pilares: conforto, iluminação e estilo. O primeiro é baseado pela escolha dos móveis. O segundo, é claro, é sobre o tipo da luz. E o terceiro fica por conta do seu gosto, já que a ideia é transmitir a sua personalidade, ou até mesmo, o caráter dos seus autores preferidos. No artigo de hoje, veja como montar o seu canto da leitura.

Onde fazer o canto da leitura?

O primeiro passo é escolher o local. Ambientes privativos são ideais, pois você vai ter silêncio para se concentrar na leitura. Para quem possui um espaço extra na casa ou um quarto grande, pode utilizar um canto desses cômodos. Em apartamentos pequenos, utilize a sacada para isso. Como é um cantinho, sempre há uma área a ser aproveitada.

Escolha uma poltrona de respeito

Um cantinho da leitura não é o mesmo sem conforto. Para isso, a escolha da poltrona é fundamental. Busque por modelos com encosto e braços. Dê preferência àqueles com assento mais largo. Assim, você vai conseguir ler por horas de maneira confortável e aconchegante. Uma boa opção é a Poltrona Diamante, que apresenta várias camadas de espuma com densidades diferentes, sendo a última em espuma visco elástica para garantir extremo conforto. O design é outro ponto a ser destacado. A concha externa em fibra de vidro com pintura automotiva e as proporções equilibradas fazem desta poltrona uma peça icônica.

Apoio para livros e para o café

Inserir um móvel para os livros no canto da leitura é opcional e vai depender também da área disponível. Invista em uma estante, caso tenha mais espaço no ambiente. Uma mesa lateral também é bem-vinda em cantinhos da leitura, já que você pode usá-la como apoio para uma xícara de café ou taça de vinho.

Luz: fundamental para uma boa leitura

Ter uma boa iluminação é essencial em cantos da leitura. Por isso, na hora de escolher o ambiente, opte por locais que recebam bastante luz natural. Para as leituras noturnas, invista em uma luminária. Dê preferência aos modelos que emitem luz com tom branco-azulado, pois são mais estimulantes do que luzes de cor quente ou amarelada. Analise também o tipo da lâmpada. Opções incandescentes emitem calor. Sendo assim, podem causar desconforto térmico caso fiquem muito próximas a você.

Um cantinho que é a sua cara

As dicas relacionadas ao estilo são muito básicas: decore da maneira que você gosta. Mas lembre-se de não exagerar na quantidade de elementos. Se o seu cantinho da leitura é no seu quarto, siga o tipo de decór do ambiente. É importante que o canto tenha um aspecto convidativo e aconchegante, fazendo com que você queira ficar ali.

Se você não é do time de leitores assíduos e prefere um local para tomar café ou simplesmente relaxar, pode também seguir essas dicas para decorar o seu canto. Apenas altere o tipo da luz – escolha os modelos de cor quente para trazer mais aconchego ao ambiente.

Na Empório Vila Rica, você encontra diversas poltronas e outros móveis para criar o seu cantinho. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *