As banquetas são itens versáteis que oferecem diferentes possibilidades para compor os espaços da casa. No post de hoje, saiba como aderir esse elemento à decoração e confira o que deve ser considerado na hora de escolher uma banqueta.
Em quais cômodos posso incluir banquetas?
Geralmente, as banquetas são utilizadas na cozinha, junto à bancada ou à mesa da copa, para complementar a área gourmet. Isso porque são leves e práticas e não comprometem a circulação, mesmo em espaços menores. Entretanto, a utilização pode se estender em outros ambientes. Na sala de estar, por exemplo, ou em lounges, é interessante colocar banquetas altas no bar ou ainda próximas à mesa lateral. Além de garantir funcionalidade, vão trazer conforto e requinte ao local.
No escritório, as banquetas também são bem-vindas. Nesse caso, servem como assentos extras para reuniões. Já nas salas de estudo, podem ser usadas como apoio para a coleção de livros.
A área externa é outro ambiente em que você pode incluir banquetas. Aqui, é necessário estar atento ao material da peça para não se desgastar com o tempo, já que a banqueta vai estar exposta a variações climáticas. Os materiais indicados para espaços externos são o aço inoxidável, a madeira tratada para esse fim e as fibras sintéticas. Quanto aos tecidos, opte por aqueles de boa qualidade, com resistência ao desbotamento e à abrasão. Em relação ao uso, insira as banquetas próximo à piscina, à churrasqueira ou ainda perto do quiosque.
Como escolher a banqueta ideal de acordo com o estilo da decoração?
Use a criatividade e o bom senso para escolher o modelo de banqueta conforme o tipo de décor. É possível misturar estilos, mas com cautela para não criar uma desordem visual. Caso o projeto exija modernidade, busque por peças minimalistas e elegantes. A Banqueta Giratória Nina é uma alternativa para composições contemporâneas, pois além de possuir um design discreto e aconchegante, ainda oferece conforto e alta qualidade.
Se a decoração caminha por traços mais clássicos e românticos, escolha modelos que levem a sofisticação como característica principal, como é o caso da Banqueta Tiss. O revestimento em matelassé nas costas do encosto e o tom neutro são aspectos que conversam com as composições mais tradicionais. Essa banqueta vai, com certeza, fazer a diferença na decoração.
Para o estilo industrial, opte por peças despojadas que resgatam uma pegada mais urbana. Banquetas em aço ou ferro fundido são perfeitas para decorações industriais. Os modelos Royal e Urban são excelentes opções para projetos que investem nesse tipo de decór.
Caso você queira trazer contraste ao espaço, escolha modelos diferenciados, com cores mais fortes. A Banqueta Paris é um exemplo. Com tecido em veludo verde, ela pode ser usada em diferentes estilos, desde o contemporâneo até aqueles que seguem traços do boho.
As áreas externas ou varandas cobertas pedem por opções rústicas que possuem elementos e cores naturais. Mas isso não impede que você utilize peças modernas. Leve em consideração a ideia do projeto e avalie o design que mais combina.
Qual o número de bancadas que devo colocar no ambiente?
A quantidade de banquetas vai depender da área disponível. O espaço mínimo necessário para uma pessoa sentada é de 60 cm, aproximadamente. Para mais comodidade, deixe 70 cm. Sendo assim, a cada 60 cm pode ser colocada uma banqueta. Se a peça possuir mais ou menos 1,80 m, é possível organizar três banquetas no ambiente e ainda ter espaço suficiente para circular. O uso de banquetas é muito simples e só tende a agregar conforto e bem-estar às composições. Agora que você já sabe em quais ambientes pode incluir as banquetas e como escolher o modelo mais adequado de acordo com o estilo de décor, visite o site da Empório Vila Rica e confira todas as opções disponíveis